40 cidades de todo o país estão se organizando para o maior festival integrado que se tem notícia. É a grande oportunidade para bandas realizarem mini-turnês. - Metade das cidades ainda estão com inscrições abertas.
Última chamada para bandas se inscreverem em uma das vinte cidades que ainda estão com inscrições abertas. Metade das cidades que realizarão o festival já estão com suas inscrições fechadas, então aqueles que almejam se profissionalizar no mercado independente de música devem se atentar e correr. Em 2008 essa possibilidade de circulação em mini-circuitos fez com que 900 bandas passassem pelo Grito Rock na América do Sul. Já em 2009, essa possibilidade deve aumentar ainda mais, com a entrada de cidades do interior de vários estados, a partir de produtores estimulados com o sucesso do Grito na capital. Em 2008, o festival foi realizado em outras cidades da América Latina – com destaque para o Grito Montevidéu (Uruguai), que atraiu 4 mil pessoas – e em outras 50 cidades brasileiras.
Em Cuiabá, cidade que iniciou a movimentação há sete anos atrás, a expectativa era que até dia 23 de janeiro (data de encerramento das inscrições na cidade), trinta bandas se inscrevessem, porém esse número já passa dos 120, vindas das mais distintas localidades do país. No ano passado diversas bandas da cidade aproveitaram o circuito de "Gritos" para se apresentarem em várias cidades de uma vez, foi o caso da Chilli Mostarda que passou por Cuiabá, Goiânia, Uberlândia e Belo Horizonte, em quatro dias. A Rhox, a Aoxin, Macaco Bong e Banco ou Tinto por outras seis. Esse ano a banda Rhox repete a dose, porém pela região Sul do país, mais precisamente Santa Catarina onde já estão inclusos na programação das cidades Joinville, Blumenau e Florianópolis.
O Grito é, na prática, uma ação coletiva, mas não só pelo fato de 40 cidades produzirem o festival. Outro motivo é por várias associações, coletivos e organizações se reunirem para realização em uma determinada cidade, como é o caso de Blumenau(SC), que conta em sua realização com uma organização, uma associação, uma rádio e a prefeitura apoiando. Outro caso de parcerias estabelecidas para se ter concreto o planejamento de realização é o Estado de Rondônia que terá o seu circuito fechado colocado em prova, já que a banda cuiabana Macaco Bong participará dessa trinca: dias 30 e 31 de janeiro e 01 de fevereiro respectivamente em Vilhena, Ji-Paraná e Porto Velho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário