Concurso de Identidade Visual – Grito Rock 2010
Mapeandoa Rede de Designers Fora do Eixo
Mapeandoa Rede de Designers Fora do Eixo
Regulamento
I – Do Concurso e seu objetivo
Art. 1º - O Circuito Fora do Eixo, por meio deste regulamento, institui o Concurso de criação de Identidade Visual do Festival Grito Rock no ano de 2010 denominado “Mapeando a Rede de Design Fora do Eixo” cujas finalidades e condições estão contidas neste instrumento.
Parágrafo único - O Conselho Gestor de Comunicação Fora do Eixo será o grupo de trabalho responsável pela coordenação e organização do concurso.
Art. 2º - O objetivo do concurso “Mapeando a Rede de Designers Fora do Eixo” é incentivar a criação na área do design gráfico, mapeando a força de trabalhado empenhada na rede, bem como escolher a melhor proposta para a identidade visual do material de comunicação do Grito Rock para as edições do ano de 2010.
Parágrafo único - A identidade visual mencionada consiste em design gráfico a ser utilizado em folhetos, cartazes, crachás, faixas informativas, banners, formulários de avaliação, certificados e outros materiais que contenham a logomarca do projeto, e deve obedecer as especificações técnicas e os critérios definidos no Anexo 1 deste regulamento.
II – Da Forma de Apresentação dos Trabalhos
Art. 3º - Para a participação no Concurso “Mapeando a Rede de Designers Fora do Eixo” os candidatos deverão apresentar propostas nos arquivos descritos abaixo.
a) Marca em vetor, nos formatos .AI ou .CDR, salvos com a maior compatibilidade de versão;
b) Soluções de aplicação: 4 cores, 2 cores e 1 cor, com redução de 50x50px ;
c) Não serão aceitas imagens em .BMP, .JPG, .GIF ou quaisquer outros formatos planos, bem como na marca não pode haver arquivos dessa natureza;
d) As fontes utilizadas para desenvolvimento devem ser entregues anexas;
Art. 4º - Os trabalhos contendo as propostas deverão ser apresentados de maneira individual, ou ainda, por equipes, sendo permitido a apresentação de mais de 01(um) trabalho por participante / equipe.
Parágrafo 1º - Entende-se por equipes:
I - Coletivos
II - Empresas Júnios
III - Agências Modelos
IV - Junção de dois ou mais universitários e/ou profissionais
Art. 5º - Somente serão aceitos trabalhos originais e inéditos, que ainda não tenham sido publicados em livro, em revistas especializadas ou na imprensa em geral nem utilizados em campanhas de qualquer natureza.
Art. 6º - Não serão apreciados os trabalhos ou participantes e equipes que não observarem as exigências estabelecidas neste regulamento.
III – Dos Participantes
Art. 7º - Poderão participar do Concurso, de que trata este regulamento, qualquer profissional maior de 18 anos, atuante ou não em coletivos do Circuito Fora do Eixo.
Parágrafo Único – Poderão concorrer brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, desde que respeitado o critério acima.
IV – Do Envio dos Trabalhos
Art. 8º - O trabalho deverá ser enviado, em mídia de ZIP aos cuidados do Lumo Coletivo, para o endereço o e-mail gritorock2010@gmail.com, devendo preencher antes o formulário de inscrição que segue ao final deste regulamento. Caso o tamanho do arquivo ultrapasse o tamanho permitido pelo e-mail, basta envia-la ao endereço citado um link para download dos arquivos.
Parágrafo 1º - O trabalho deverá ser entregue até o dia 23 de dezembro de 2009, cabendo à Comissão Organizadora o direito de prorrogar, ou não, este prazo a seu exclusivo critério e conveniência. Serão aceitas inscrições enviadas ao e-mail circunscrito no art. 8º, na data final já divulgada neste parágrafo.
Parágrafo 2º - Caso a entrega do trabalho ocorra no prazo acima estabelecido estará o mesmo automaticamente inscrito no concurso.
Art. 9º - O envio do material pelo participante implicará em sua aceitação plena com os seguintes termos:
I – Cessão dos Direitos Autorais patrimoniais do trabalho entregue, para o Projeto Festival Grito Rock 2010 caso o mesmo tenha sido premiado, o que inclui autorização de utilização, alteração, adequação, publicação e / ou reprodução da totalidade ou de parte da obra, a critério do projeto citado, em qualquer tempo, por qualquer meio, no Brasil, em qualquer idioma, desde que citado o criador;
II - A não devolução dos trabalhos, tenham sido premiados ou não.
III – A aceitação de todas as disposições presentes neste regulamento.
V – Da Comissão e do Julgamento dos Trabalhos
Art. 10 - Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por representantes de coletivos Fora do Eixo escolhidos pelo Conselho Gestor de Comunicação do mesmo;
Parágrafo 1º - Se a Comissão Julgadora decidir que nenhum dos trabalhos apresenta os requisitos exigidos, lavrará ata sucinta, esclarecendo as razões de sua decisão, da qual não caberá recurso.
Parágrafo 2º - A apreciação dos trabalhos pela Comissão Julgadora deverá se pautar pela elegibilidade, ou seja, os trabalhos que não estiverem em consonância com o presente regulamento, serão automaticamente desconsiderados, não cabendo qualquer recurso do(s) participante(s) e / ou equipe(s).
Art. 11 - São critérios que orientarão o julgamento dos trabalhos, pela Comissão Julgadora: criatividade; originalidade; comunicação e aplicabilidade.
Art. 12 - A decisão da Comissão Julgadora será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte do(s) participante(s).
Art. 13 - O resultado do concurso será divulgado no dia 05/01/2010, no Portal Fora do Eixo, na Internet, no endereço www.foradoeixo.org.br, ou em caso de postergação do prazo de envio dos trabalhos, em data a ser divulgada aos participantes e no mesmo endereço eletrônico anteriormente citado.
VI – Da Premiação
Art. 14 - O vencedor do Concurso será o participante ou a equipe que apresentar o melhor trabalho classificado pela Comissão Julgadora de acordo com os critérios estabelecidos no artigo 11.
Art. 15 – O vencedor receberá um prêmio no valor de FDE$ 1.000,00 (hum mil Fora do Eixo Cards) que deverão ser convertidos em passagens aéras ida-volta, mais 02 dias de hospedagem e alimentação (almoço), para acompanhar qualquer um dos Gritos Rock, em uma das cidades integradas à rede. Ainda, terá a inclusão do seu crédito em todas as peças publicitárias que forem produzidas contendo o design gráfico premiado ao longo do ano de 2010.
Parágrafo único – Será premiado apenas o melhor trabalho classificado pela Comissão Julgadora, seja ele realizado individualmente ou por uma equipe. Fica desde já esclarecido que a premiação é única e os organizadores do presente Concurso não se responsabilizam pela divisão do valor no caso de o vencedor ser uma equipe.
VII – Das Disposições Finais
Art. 16º - A Comissão Organizadora poderá cancelar o Concurso de que trata este regulamento, em razão de caso fortuito ou força maior e / ou por insuficiência de inscrições, a seu critério, sem que isso importe em qualquer direito indenizatório.
Parágrafo Único - Em caso de cancelamento do Concurso, os trabalhos não serão utilizados e serão devolvidos para os mesmos endereços remetentes das correspondências recebidas com o conteúdo do trabalho.
Art. 17º - Reserva-se à Comissão Organizadora a faculdade de alterar o presente regulamento a qualquer tempo, mediante divulgação no Portal Fora do Eixo.
Art. 18º - Os omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do Concurso composta por representantes do Conselho Gestor de Comunicação Fora do Eixo.
_
Anexos: Ficha de Inscrição: http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_BR&formkey=dGpEb3NHVlEtM1l1YjdfLUNhMmxGSEE6MA
Art. 1º - O Circuito Fora do Eixo, por meio deste regulamento, institui o Concurso de criação de Identidade Visual do Festival Grito Rock no ano de 2010 denominado “Mapeando a Rede de Design Fora do Eixo” cujas finalidades e condições estão contidas neste instrumento.
Parágrafo único - O Conselho Gestor de Comunicação Fora do Eixo será o grupo de trabalho responsável pela coordenação e organização do concurso.
Art. 2º - O objetivo do concurso “Mapeando a Rede de Designers Fora do Eixo” é incentivar a criação na área do design gráfico, mapeando a força de trabalhado empenhada na rede, bem como escolher a melhor proposta para a identidade visual do material de comunicação do Grito Rock para as edições do ano de 2010.
Parágrafo único - A identidade visual mencionada consiste em design gráfico a ser utilizado em folhetos, cartazes, crachás, faixas informativas, banners, formulários de avaliação, certificados e outros materiais que contenham a logomarca do projeto, e deve obedecer as especificações técnicas e os critérios definidos no Anexo 1 deste regulamento.
II – Da Forma de Apresentação dos Trabalhos
Art. 3º - Para a participação no Concurso “Mapeando a Rede de Designers Fora do Eixo” os candidatos deverão apresentar propostas nos arquivos descritos abaixo.
a) Marca em vetor, nos formatos .AI ou .CDR, salvos com a maior compatibilidade de versão;
b) Soluções de aplicação: 4 cores, 2 cores e 1 cor, com redução de 50x50px ;
c) Não serão aceitas imagens em .BMP, .JPG, .GIF ou quaisquer outros formatos planos, bem como na marca não pode haver arquivos dessa natureza;
d) As fontes utilizadas para desenvolvimento devem ser entregues anexas;
Art. 4º - Os trabalhos contendo as propostas deverão ser apresentados de maneira individual, ou ainda, por equipes, sendo permitido a apresentação de mais de 01(um) trabalho por participante / equipe.
Parágrafo 1º - Entende-se por equipes:
I - Coletivos
II - Empresas Júnios
III - Agências Modelos
IV - Junção de dois ou mais universitários e/ou profissionais
Art. 5º - Somente serão aceitos trabalhos originais e inéditos, que ainda não tenham sido publicados em livro, em revistas especializadas ou na imprensa em geral nem utilizados em campanhas de qualquer natureza.
Art. 6º - Não serão apreciados os trabalhos ou participantes e equipes que não observarem as exigências estabelecidas neste regulamento.
III – Dos Participantes
Art. 7º - Poderão participar do Concurso, de que trata este regulamento, qualquer profissional maior de 18 anos, atuante ou não em coletivos do Circuito Fora do Eixo.
Parágrafo Único – Poderão concorrer brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, desde que respeitado o critério acima.
IV – Do Envio dos Trabalhos
Art. 8º - O trabalho deverá ser enviado, em mídia de ZIP aos cuidados do Lumo Coletivo, para o endereço o e-mail gritorock2010@gmail.com, devendo preencher antes o formulário de inscrição que segue ao final deste regulamento. Caso o tamanho do arquivo ultrapasse o tamanho permitido pelo e-mail, basta envia-la ao endereço citado um link para download dos arquivos.
Parágrafo 1º - O trabalho deverá ser entregue até o dia 23 de dezembro de 2009, cabendo à Comissão Organizadora o direito de prorrogar, ou não, este prazo a seu exclusivo critério e conveniência. Serão aceitas inscrições enviadas ao e-mail circunscrito no art. 8º, na data final já divulgada neste parágrafo.
Parágrafo 2º - Caso a entrega do trabalho ocorra no prazo acima estabelecido estará o mesmo automaticamente inscrito no concurso.
Art. 9º - O envio do material pelo participante implicará em sua aceitação plena com os seguintes termos:
I – Cessão dos Direitos Autorais patrimoniais do trabalho entregue, para o Projeto Festival Grito Rock 2010 caso o mesmo tenha sido premiado, o que inclui autorização de utilização, alteração, adequação, publicação e / ou reprodução da totalidade ou de parte da obra, a critério do projeto citado, em qualquer tempo, por qualquer meio, no Brasil, em qualquer idioma, desde que citado o criador;
II - A não devolução dos trabalhos, tenham sido premiados ou não.
III – A aceitação de todas as disposições presentes neste regulamento.
V – Da Comissão e do Julgamento dos Trabalhos
Art. 10 - Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por representantes de coletivos Fora do Eixo escolhidos pelo Conselho Gestor de Comunicação do mesmo;
Parágrafo 1º - Se a Comissão Julgadora decidir que nenhum dos trabalhos apresenta os requisitos exigidos, lavrará ata sucinta, esclarecendo as razões de sua decisão, da qual não caberá recurso.
Parágrafo 2º - A apreciação dos trabalhos pela Comissão Julgadora deverá se pautar pela elegibilidade, ou seja, os trabalhos que não estiverem em consonância com o presente regulamento, serão automaticamente desconsiderados, não cabendo qualquer recurso do(s) participante(s) e / ou equipe(s).
Art. 11 - São critérios que orientarão o julgamento dos trabalhos, pela Comissão Julgadora: criatividade; originalidade; comunicação e aplicabilidade.
Art. 12 - A decisão da Comissão Julgadora será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte do(s) participante(s).
Art. 13 - O resultado do concurso será divulgado no dia 05/01/2010, no Portal Fora do Eixo, na Internet, no endereço www.foradoeixo.org.br, ou em caso de postergação do prazo de envio dos trabalhos, em data a ser divulgada aos participantes e no mesmo endereço eletrônico anteriormente citado.
VI – Da Premiação
Art. 14 - O vencedor do Concurso será o participante ou a equipe que apresentar o melhor trabalho classificado pela Comissão Julgadora de acordo com os critérios estabelecidos no artigo 11.
Art. 15 – O vencedor receberá um prêmio no valor de FDE$ 1.000,00 (hum mil Fora do Eixo Cards) que deverão ser convertidos em passagens aéras ida-volta, mais 02 dias de hospedagem e alimentação (almoço), para acompanhar qualquer um dos Gritos Rock, em uma das cidades integradas à rede. Ainda, terá a inclusão do seu crédito em todas as peças publicitárias que forem produzidas contendo o design gráfico premiado ao longo do ano de 2010.
Parágrafo único – Será premiado apenas o melhor trabalho classificado pela Comissão Julgadora, seja ele realizado individualmente ou por uma equipe. Fica desde já esclarecido que a premiação é única e os organizadores do presente Concurso não se responsabilizam pela divisão do valor no caso de o vencedor ser uma equipe.
VII – Das Disposições Finais
Art. 16º - A Comissão Organizadora poderá cancelar o Concurso de que trata este regulamento, em razão de caso fortuito ou força maior e / ou por insuficiência de inscrições, a seu critério, sem que isso importe em qualquer direito indenizatório.
Parágrafo Único - Em caso de cancelamento do Concurso, os trabalhos não serão utilizados e serão devolvidos para os mesmos endereços remetentes das correspondências recebidas com o conteúdo do trabalho.
Art. 17º - Reserva-se à Comissão Organizadora a faculdade de alterar o presente regulamento a qualquer tempo, mediante divulgação no Portal Fora do Eixo.
Art. 18º - Os omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do Concurso composta por representantes do Conselho Gestor de Comunicação Fora do Eixo.
_
Anexos: Ficha de Inscrição: http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_BR&formkey=dGpEb3NHVlEtM1l1YjdfLUNhMmxGSEE6MA
14 comentários:
primeiro quero parabenizar pela iniciativa de buscar forçca e talentos na redes, estou com 2 dúvidas a primeira eh que a cima diz: " Parágrafo 1º - O trabalho deverá ser entregue até o dia 23 de dezembro de 2010.." e segundo nao achei o link com a ficha de inscriçõa, por favor se puder me mandar, ficarei grato. mxleguiza@gmail.com
Com quem eu poderia ter uma conversa mais direta? Pois creio que existe alguns problemas, com esse edital. O primeiro é: BRIEFING.
analisar cartazes com base em originalidade e criatividade são muito subjetivos, podendo gerar problemas na hora de questionar o merecimento ou não do vencedor.
O que proponho é: criem um briefing, ou seja, uma entrevista, um rascunho, um resumo, do que é o festival, o que foi o festival , o que é o grito do rock, pq nome, aonde vocês querem chegar, com que tipo de parametros de outros festivais vcs querem se equiparar e outras coisas do tipo.
Acho muito interessante esse tipo de abertura mas creio que sem isso, isso é um edital de arte subjetiva e não de DESIGN propriamente dito.
meu email: zebrabold@gmail.com, entrem em contato comigo.
concordo com o que o viktol disse, é importante sabermos de tudo isso pra obter um conceito melhor na marca criada...
não vejo necessidade de ter um brifing, já sabendo da grandiosidade do evento.
Bom, acho ótima a idéia mas concordo com o amigo acima que acha necessário se ter um briefing de criação. Porém, isso se resolveria dizendo apenas que a criação é livre e irrestrita, sabendo-se que o festival em si é com o tema rock e música contemporânea, estou correto?
Outra coisa, será que não seria melhor se os trabalhos fossem enviados inicialmente em formato jpg e só depois de divulgado o vencedor ai sim enviaria os arquivos necessários em formato vetorial?
ao meu ver quando se envia um arquivo aberto (.cdr , .ai) dá pra se ter mais noção da composição do material, visto que sua aplicabilidade será em vários materiais, assim o .jpg ou qualquer outro formato fechado não se tem tanta noção, e a comissão poderá eleger com mais confiança.
Olá camaradas,
Evitamos o briefing, pois acreditamos que o conceito que vem sendo divulgado sobre o projeto pode servir como uma fonte para as idéias.
.
Aconselhamos a quem quiser obter mais informações que as leia no Projeto Grito Rock 2010, disponível no link a seguir:http://gritorocktec.blogspot.com/search/label/%23%20Central%20de%20Produ%C3%A7%C3%A3o%20-%20Planejamento
.
Quanto ao formato a ser enviado, o Léo Freitas explicou bem,"um arquivo aberto (.cdr , .ai) dá pra se ter mais noção da composição do material, visto que sua aplicabilidade será em vários materiais" (disse ele).
.
Eis aí. Aguardamos a inscrição por parte de todos!
Então Marielle como o Maximiliano disse a data esta equivocada, não seria a entrega para dezembro de 2009? E também o link da ficha de inscrição não apareceu. Aguardamos resposta.
Bem, eu sou designer, e luto por uma profissionalização desses concursos. Acho muito bom abrir isso, pq tenho alto interesse nesse tipo de evento, trabalho com o Perro Loco - festival universitario latino americano, sou responsável por toda parte de concepçãoe comunicação visual.
E acredito de verdade que com um briefing sobre o festival, com critérios de avaliação, poderei defender melhor meu trabalho, e poderei tb criar DESIGN, pq isso que vocês estão fazendo é um concurso de desenho qualquer, e não PROJETO.
Realmente espero que entendam, caso mudem isso irei participar, caso não mudem, prefiro não pq nas outras experiências que tive foi perda de tempo, pq eu não faço nada sem ter embasamento, conceituação e metodologia, usando isso para o bem do festival mesmo.
é muito importante saber quantos materiais e que tipos de materiais serão impressos, qual é o público-alvo exato do festival, que tipo de imagem quer passar. Qual seu orçamento para o material gráfico, isso tudo muda muito, todo projeto.
Se vcs estão promovendo o DESIGN e querem apoiar o DESIGN, repensem isso por favor.
Agradeço =]
Olá pessoal, vamos aos pontos:
Leo e Maximiliano, fizemos as alterações solicitadas, pois de fato o deadline para as inscrições é o dia 23 de dezembrode 2009, e não 2010 conforme a princípio informado. Por isso, pedimos sinceras desculpas.
.
Segue também o formulário de inscrições conforme solicitado: http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_BR&formkey=dGpEb3NHVlEtM1l1YjdfLUNhMmxGSEE6MA. Lembrando que as inscrições só serão validadas após o envio da proposta no email destado no regulamento.
.
Leo, quanto as suas considerações: procuramos trabalhar uma proposta de regulamento que garantisse o exercer livre de idéias, já que o conceito do festival vem sendo longamente expressado nos editais e outros arquivos disponíveis neste blog.
No entanto, para atender a demanda, podemos destacar que trata-se de um festival livre realizado durante o período do carnaval em mais de cinquenta cidades brasileiras, e que faz circular mais de quinhentas bandas independentes em todo território nacional. O festival faz parte da agenda anual de projetos do Circuito Fora do Eixo - rede de trabalhos que reúne dezenas de coletivos de cultura em mais de quinze estados brasileiros, que trabalham sob viés de plataformas livres e autônomas.
Assim também acontece com os projetos como o Grito Rock, cujos orçamentos e formatos de divulgação e materiais a serem aplicados os projetos visuais, ficam a critério dos produtores locais.
.
A disposição para maiores esclarecimentos. Vamos nos falando.
Minha dúvida é a seguinte:
Art. 4º - Os trabalhos contendo as propostas deverão ser apresentados de maneira individual, ou ainda, por equipes, sendo permitido a apresentação de apenas 1(um) trabalho por participante / equipe.
Parágrafo 3º - Cada participante ou equipe poderá apresentar mais de 1(um) trabalho.
Esses artigo/parágrafo estão em contradição. Favor esclarecer.
Olá Leo, obrigada pelo apontamento, fizemos a devida correção no texto.
.
O participante ou equipe pode enviar mais de uma proposta, caso assim prefira.
.
Atenciosamente.
Os formatos .CDR e .AI não são abertos, como falou o Léo Freitas. O formato padrão (regulamentado pelo consórcio W3C) e aberto para imagens vetoriais é o .SVG (http://pt.wikipedia.org/wiki/SVG)
Quem quiser converter pode usar o UniConvertor (http://sk1project.org/modules.php?name=Products&product=uniconvertor)
Postar um comentário