quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CARTILHA "MONTE SUA BANQUINHA NO GR"



O QUE É? É um arquivo contendo as informações necessárias para a criação de uma banca de venda de produtos independentes em eventos. Aqui você encontrará dicas de logística do espaço fisico, materiais necessários, sugestões para divulgação da banca, contato de fornecedores de produtos independentes e muito mais

PARA QUE SERVE?
O intuito é sugerir um formato simples de criação de um ponto de escoamento dos produtos independentes, integrar o núcleo na rota de circulação dos coletivos que tem ponto de distribuição e aproximar os responsáveis do núcleo de distribuição de cada coletivo para o planejamento nacional da Fora do Eixo Discos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO?
Utilizaremos o Grito Rock América do Sul como o primeiro laboratório para ação em conjunto das banquinhas de distribuição. A partir dessa cartilha todas os coletivos terão informações necessárias para a produção dela.

MONTE SUA BANQUINHA!


1. ESPAÇO FÍSICO

Para que uma banca seja padronizada nos moldes da Fora do Eixo Discos nos eventos são necessários os seguintes itens:
1.1. Local com boa iluminação e que seja de fácil acesso ao público
1.2. Duas (ou mais, dependendo da quantidade de produto) mesas de plástico
1.3. Uma ou duas cadeira(s)
1.4. Uma arara para camisetas e bolsas (opcional)
1.5. TNT para cobrir a mesa
1.6. banner do núcleo de distribuição do coletivo (do Espaço Cubo, por exemplo, é a Cubo Discos)

2. EQUIPE
É necessário que a equipe da banquinha seja formada por pessoas que tenham profundo conhecimento musical geral e principalmente dos produtos sendo vendidos, para que o vendedor guie o cliente durante a compra e indique produtos de acordo com seu gosto. A banquinha, pode ser administrada somente por uma pessoa, dependendo do seu tamanho, com outra, cobrindo períodos de descanso.

3. PRODUTOS
É necessário que todas as bancas veiculadas ao Circuito Fora do Eixo tenham pelo menos um exemplar de cds dos lançamentos da Fora do Eixo Discos. É de extrema importância que os coletivos fiquem em constante contato entre si para troca efetiva de materiais. A Fora do Eixo Discos está a total disposição para enviar produtos. A prestação de contas é trimestral, basta entrar em contato com o Atendimento Fora do Eixo Discos (contatos no final).

3.1. CADASTRESE COMO PONTO DE DISTRIBUIÇÃO FORA DO EIXO:




3.2. FORNECEDOR 1: ALVO DISCOS

A Monstro Discos vende de forma consignada para os pontos e tem a flexibilidade de aceitar pagamentos mensais dos produtos adquiridos. A Alvo garante 40% de margem (em média) pra quem estiver fazendo a banquinha. À partir do momento que o selo envia os produtos eles levam cerca de 15 dias para chegar no local de destinatário via PAC, ou de dois a três dias via SEDEX.

- Aquisição de produtos de forma consignada;
- Pagamentos trimestral dos produtos adquiridos com acertos mensais dos produtos vendidos durante o período;
- Catálogo: http://spreadsheets.google.com/ccc?key=tPT9UClyrs15KWYvlG4rGug
- E-mail de contato para solicitação de produtos: daianne@monstrodiscos.com.br


3.3. FORNECEDOR 2: OUTROS COLETIVOS
- Negociação direta;

3.3.1. Quem: Coletivo Pegada
O que produz:
Camisetas e buttons
Catálogo: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList.aspx?rl=psc&uid=10701083603959012128
Cidade Belo Horizonte
E-mail de contato distribuicao@coletivopegada.org
Telefone Lucas (31)8801-2727 ou Camila (31)9928-8512

3.3.2. Quem Produz: Espaço Cubo / Cubo Discos
O que produz: cd`s; camisetas; botons; bolsas e outros (venda e revenda)
Catálogo: http://spreadsheets.google.com/ccc?key=r_NukoB1R9OO8hamhYFDg_w
e-mail: atendimentocard@gmail.com
Telefone: 65 3052 0321

3.3.3. Quem Produz: Fósforo Cultural
O que produz: cd`s; camisetas; botons; acessórios; toys-artes; etc
Catálogo: http://www.fosforocultural.com.br
e-mail: grazieletereza@gmail.com
Telefone: (62)36261203, 32243083, 9207-0654

3.3.4. Quem Produz: Coletivo GOMA
O que produz: camisetas; bolsas; acessórios e outros
Catálogo: http://www.coletivodemodagoma.blogspot.com
e-mail: distribuicao.goma@gmail.com
Telefone: 34 32146454, 8862 0941

3.3.5. Quem (Nome do Produtor): Sebastião Donato Cirilo
O que produz: bandas: Hot & Hard Co, TNY, Macacos Gordos e Conduta Zero.
Camisetas: K++ Rockwear,
Festival: Goiaba Rock Festival
Cidade: Inhumas - GO
Catálogo:www.kmaismais.com.br / www.goiabarock.com.br
E-mail de contato: tiaodonato@gmail.com
Telefone: (62) 8416.0315 / (62) 3511-1168



3.4. FORNECEDOR 3: OUTROS SELOS/GRIFES

3.4.1. Quem (Nome do Produtor): Incêndio Discos
O que produz: CDs independentes nacionais e internacionais, camisetas,
fanzines, adesivos, bottons e DVDs.
Cidade: Uberlândia - MG

E-mail de contato: incendiodiscos@yahoo.com.br
Telefone: 34 88347266 - A/C Marco

3.4.2 Quem Produz - MidSummerMadness
O que produz: Cd`s e outros;
Catálogo - http://mmrecords.com.br/pages/loja/
e-mail: mmlariu@gmail.com
Telefone: 21 2246 7108
todos cds listados como midsummer madness estão disponiveis para revenda. Os
preços, em geral, são R$2 a R$5 mais baratos do que o preço q está listado lá.

3.4.3. quem: Biscoito
quem (nome do produtor): Leo Bigode
o que produz: camisetas de cartoon + classicos(hanna barbera, marvel, dc , etc)
e importação de toys (diversos fabricantes: Neca, Mezco, McFarlane Toys etc....
são brinmquedos de gente grande .... filmes de terror, musica, batman, hellboy,
etc etc etc)
cidade: Goiânia GO
fone de contato: 62- 8406 4241

3.4.4. Quem (Nome do Produtor): Coletivo MUNDANO
O que produz: Camisetas da Mundano, das bandas, Cassino Supernova e Brown-Há, CD's das duas bandas, Botons e Adesivos.
Cidade: Brasília D.F.
E-mail de contato: phantom077664@hotmail.com / mundano.prod@hotmail.com
Telefone: (61) 96572498 / (61) 3366-3899

É de extrema importância que as banquinhas tenham, além de camisetas, cds e bolsas, acessórios como colares e brincos, chaveiros, bottons, zines, etc. Assim a banca atrairá duma forma mais interessante os clientes e será uma maneira de aproximar agentes do setor de confecção de merchandising e da moda independentes, fomentando esse setor e diversificando o trabalho da distribuição Fora do Eixo. A aproximação do setor de moda local à sua banquinha só tem a trazer contribuições e visibilidade para o projeto: maior será o número de produtos disponíveis, maior será a possibilidade de criação de produtos da bandas locais e maior será a renda gerada, além de estimular pessoas a pensar a moda independente como um campo possível no trabalho de artes integradas.


4. PLANILHAS E TECS
Disponibilizaremos aqui as planilhas que são necessárias para a produção da banca São elas:

4.1. Catálogo de Produtos e Prestação de Contas
Essa planilha contém duas abas sendo:
4.1.1. Catálogo de Produtos
A Planilha de catálogo serve para dar baixa na entrad
a de produtos da banquinha. Sempre que o coletivo receber novos produtos, essa planilha deve ser atualizada.

a) No Topo da planilha, preencher com o nome do coletivo ou do núcleo de distribuição do coletivo
b) na coluna "produto" discriminar o tipo de produto (CD, DVD, camiset
a...) e o artista.
c) Na Coluna "Quantidade inicial" deve constar a quantidade que o coletivo recebeu de cada produto.
d) Em "Quantidade Atual" pre
encha com a quantidade atual de estoque, utilizando o Balanço de Vendas para atualizar depois do eventos que a banquinha esteve presente.
e) Na coluna "Procedência" vai o nome do coleti
vo/artista/selo responsável pelo envio do material e consequentemente a quem a banca deverá efetuar o acerto.
f) "Valor de Entrada" é o valor unitário do produto repassado à banquinha.

g) "Valor de ve
nda" é o valor que o produto será vendido.


4.1.2. Prestação de Contas

Nessa planilha é registrada as movimentações financeiras da banquinha.


a) No Topo da planilha, preencher com o nome do coletivo ou do núcleo de distribuição do coletivo

b) Na linha "Receita Total" deve constar o valor total de vendas até a última atualização.

c) Na coluna "Descrição", discriminar qual tipo de movimentação (acerto, compra..) foi efetuada

d) Em "Valor" o valor referente à movimentação

e) Em "Data" deve constar a data da movimentação

f) A coluna "Comprovante/Obs" serve para adicionar alguma observação e/ou especificar a comprovação da movimentação.

g) E
m "Tipo de pagamento" deve ser preenchido se foi pagamento à vista e a prazo (em quantas vezes).

4.2. Check List de Produtos Expostos e Balanço de Vendas

Essa é a planilha que deve ser levada para cada evento, então por isso deve ser impressa para realizar o controle durante as vendas.


4.2.1. Check List de Produtos Expostos
É a relação de todos os produtos que estão sendo levados para exposição no evento

a) No tópico defina qual é o nome da banquinha e o eve
nto em questão.
b) A p
rimeira coluna será completada com a relação de produtos que estão sendo levados para expor, todos deve ser relacionados para que haja o controle.
c) A quantidade de cada produto deve ser colocada na segunda coluna.

d) A terceira coluna "vendas" será marcada à caneta no evento a medida em que for vendido. Esse processo facilitará o preenchimento da segunda aba, que é a relação de todos os produtos que foram vendidos.

e) a
coluna "procedência" deverá ser informada para que haja o controle da prestação de conta pro fornecedor. A procedência significa como o produto foi adquirido.
f) A coluna "valor de entrada" é o preço que foi pago para adquirir o produto.
g) A coluna "valor de venda" é o preço de venda do produto

h) No final dessa planilha tem mais uma coluna que é a de CONSIGNAÇÃO DE PRODUTOS. Ela servirá para anotação de eventuais produtos que bandas ou outros fornecedores deixarem para a banca. As colunas deverão ser preenchidas da mesma forma como foi descrito acima.


4.2.2. Balanço de Vendas

É a relação de todos os produtos que foram vendidos durante determinado evento. As colunas das duas abas são bem semelhantes, se o controle tiver sido bem feito durante o evento (A coluna "vendas" no check list de produtos expostos) não haverá problemas em copiar os itens no balanço de vendas.

a) Na primeira coluna deverá ser discriminado cada produto que foi vendido.

b) Como na aba anterior
, a coluna "procedência" deverá ser informada para que haja o controle da prestação de conta para o fornecedor. A procedência significa como o produto foi adquirido.
c) Na coluna 'quantidade' deverá ser informado o número q
ue foi vendido de seus respectivos produtos.
d) A coluna 'valor unitário' deverá ser preenchida com o preço do valor do produto.

e) Na coluna 'valor total R$'
será informado a soma de todo o valor em real que entrou em caixa.
f) A coluna 'valor total MS' deverá ser preenchido com o valor dos produtos que foram vendidos através de alguma Moeda Solid
ária (ex.: Cubo Card e Goma Card).
g) Ao final coloque o total de vendas separado, real e moeda social. OBS. Faça uma cópia dos dois MODELOS para utilizar em sua banquinha! (file -> make a copy)


5. DICAS PARA DIVULGAÇÃO DA BANQUINHA
Várias são as ferramentas que podem ser utilizadas para informar ao público a existência de uma banca com diversos produtos disponíveis, seguem algumas sugestões:

5.1. Blogs
- É interessante o blog ser usado para divulgação de lançamentos com resenha.


5.2. Twitter
- É bacana mensagens como: onde o público poderá enc
ontrar a banquinha no próximo final de semana, alguns dos pricipais produtos que estarão expostos ou promoções relâmpago.

5.3. Orkut -
A banca pode anunciar a presença em eventos nas comunidades do Orkut referentes a sua cena local e ainda postar a lista de produtos que a banquinha têm disponível.


5.4. Lista de pedidos - Uma sugestão para atrair o clientes e mapear o gosto do público em questão é disponibilizar uma lista em branco nos eventos para sua sugestão de produtos e pedidos. A lista já pode servir de cadastro de cliente, formando uma mailling list que pode ser útil ao coletivo.

5.5. Anúncio no palco
- Geralmente os produtos das bandas que estão na programação do evento costumam ser mais procurados e vendidos, então para evidenciar a presença da banquinha é importante que o apresentador de palco nos intervalos de show, ou a própria banda durante o show, anuncie que tem o material na banquinha.


5.6. Cartazes
- Atrativos como cartazes coloridos com promoção do dia ou kit promocional são interessantes.


6. REGISTROS DA AÇÃO
É importante que a banca fique registrada como parte da logística do festival ou evento. A partir de fotos e vídeos teremos um diagnóstico mais preciso de como podemos avaliar e melhorar a ação em cada coletivo e como podemos estabelecer as trocas. O intuito é que posteriormente possamos produzir um catálogo com cada núcleo de distribuição da rede, incluindo os documentos de pós produção que foram gerados.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS!
To
das as dicas fornecidas dessa cartilha são baseadas em experiências de núcleos de distribuição do Circuito Fora do Eixo quem vem dando certo, porém estão abertas para adaptações. Caso você também tenha suas sugestões para incrementação dessa cartilha, por favor entre em contato conosco!


Alfa Canhetti - Fora do Eixo Discos
E-mail: atendimentocubocard@gmail.com
Telefone: (65) 3051 0321 | (65) 9289 3174
MSN: alfa_fah@hotmail.com
Skype: alfa.canhetti


Créditos fotos do Pegada:
Mouannis Fotografia



VT Fora do Eixo de Divulgação


Nenhum comentário: